quinta-feira, 14 de maio de 2015

U2 lança turnê Innocence + Experience com 70 shows em arenas na América do Norte e Europa





O U2 começa hoje em Vancouver, Canadá a turnê Innocence + Experience que levará a banda a 20 cidades na América do Norte e Europa para um total de 70 shows. A má repercussão do lançamento do album Songs of Innocence, bem mais xingado que elogiado pela crítica, não afetou a popularidade dos irlandeses. Só há ingressos para nove datas, mesmo as marcadas para novembro estão esgotadas. O U2 desta vez toca  só em arenas, lugares de no máximo 20 mil pessoas, uma experiência mais íntima do que estádios. 




Se vierem ao Brasil em 2016 já estarão no ano em que comemoram 40 anos de banda. Começaram em 1976 em Dublin, República da Irlanda. Como se trata de arenas, cada cidade terá pelo menos dois shows, com mais apresentações em cidades maiores. Em Nova York serão sete no Madison Square Garden (18.200 lugares), de 14 a 31 de julho, com ingressos disponíveis apenas para duas delas, nos dias 30 e 31. No The Forum (17.505 lugares) de Los Angeles serão cinco shows e só há ingressos para dois deles. Os preços variam de 45 dólares para lugares ruins a até 1207 para platinum tickets, no Madison Square Garden de 45 a 280 dólares, varia em cada lugar.  Tem uns pacotes Vips  e super Vips cheios de frescuras que variam de merchandising exclusivo, lugar nas 15 primeiras filas,  entrada exclusiva, visita aos bastidores, festa antes do show etc. Uma delas em Los Angeles custa US$ 2.510 para um casal com uma diária de hotel, traslado e demais frescuras. Pruma pessoa só custa US$ 1.385.



O palco tem uma enorme passarela que ocupa quase todo o  espaço da arena, com plateia de pé nos lados direito e esquerdo e nas laterais bem perto do palco. Nas cidades com mais de dois shows, a banda faz dois seguidos e descansa dois ou três dias antes de fazer mais dois seguidos. O vocalista Bono, 55 anos, sofreu uma severa queda de bicicleta em novembro que lhe quebrou o braço e a omoplata esquerdos, teve que fazer cirurgia para implantar três placas de metais com 18 parafusos (isso em queda de bicicleta, se fosse de moto acho que não sobrava nada). Resta saber como reagirá aos rigores de uma cansativa turnê com shows de duas horas. No setlist em média sete músicas do disco novo mais grandes e médios sucessos, alguns podem ficar de fora. Bono disse que o setlist, em torno de 20 músicas, é dinâmico, com, um entra e sai de canções.

3 comentários:

  1. Só mais um adendo. Eles não baixaram a bola. Em todas as turnês dos últimos 4 ou 5 discos, eles iniciam em arenas menores, só a partir da 3ª e 4ª pernas eles partem para estádios. SEMPRE!!! Eles costumam gravar os DVDs da tours neste locais menores....
    E são 8 shows em NY e 6 em LA. Só ir dar uma olhada no U2.com.

    ResponderExcluir
  2. Meu primeiro comentário não entrou. dizia respeito ao CD que, segundo vc foi mais xingado do que elogiado. Ele foi considerado o CD do ano pela Rolling Stone gringa e entrou na lista dos 50 melhores do ano em diversas listas, inclusive a da Billboard.
    O que recebeu muitas criticas foi o seu lançamento, por causa da não opção de apagar. E isso foi culpa da Apple. Não foi?
    Apenas isso....

    ResponderExcluir
  3. Ja gostei mais do U2, mas não me incomodaria em ficar em algum lugar ruim, pois tentei muito assisti-los no Rio e em SP e não consegui. Frustração gigante!

    ResponderExcluir