domingo, 7 de junho de 2015

Baú do Raul em nova edição pelos 25 anos de ausência


Tico Santa Cruz - Foto Washington Possato - Divulgação

Os 25 anos da partida de Raul Seixas (1945-1989) valeram mais um Baú do Raul, um projeto realizado periodicamente por uma de suas viúvas, Kika Seixas. A gravação foi em 19 de agosto do ano passado, dois dias antes da data do falecimento dele, 21 de agosto, e está sendo lançado às vésperas do seu 70º aniversário, dia 28 de junho.

Rick Ferreira

A gravação reuniu músicos ligados a ele, como o guitarrista de todos os seus discos, menos o primeiro, o guitar hero Rick Ferreira, a formação original da primeira banda dele, Os Panteras, Edy Star, amigo das antigas e parceiro no disco Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10, Cláudio Roberto, parceiro em muitos sucessos, e Marcelo Nova, com quem Raul gravou seu último disco, A Panela do Diabo, e fez a última turnê. 

Gravado na Fundição Progresso em parceria com o Canal Brasil e lançado pela Som Livre, os CD e DVD mostram mais uma vez a força do mito Raul Seixas. Pioneiro de uma forma brasileira de rock, anárquico e messiânico,  Raul atravessa gerações, o grito de guerra "Toca Raul" é ouvido  em muitos shows de rock e o Baú do Raul contribui para manter ele e sua obra vivos e presentes.




Com direção artística da Kika e produção musical do top baixista Arnaldo Brandão, o Baú teve uma boa escalação com poucas bolas fora, como entregar Sociedade Alternativa à banda Forfun, uma interpretação esquálida, e faltou a leitura do manifesto. A bela Ana Cañas  também tropeçou ao tocar Medo da Chuva e Metamorfose Ambulante  na guitarra com o gigante Lucio Maia (Nação Zumbi) em outra guitarra. Ela fez a base com um timbre pavoroso numa Gibson Les Paul. Uma Les Paul!!!! A guitarra mais poderosa do rock'n'roll!!! E Lúcio Maia, ao seu lado, tentou equilibrar o som. Era pra ter a banda inteira e ela apenas fazer o que faz bem, cantar.

A presença de Rick Ferreira na banda de apoio é a cereja de ouro do bolo. Guitarrista e produtor do Raul, ele mandou vários solos originais, com o toque de ter uma câmera no braço da guitarra, o que deu imagens muito legais. Ele cantou Quando Acabar o Maluco Sou Eu com o parceiro de Raul na música, Claudio Roberto, no vocal. Outro momento especial foi Rock das Aranha', com Luiz Carlini  arrasante numa Les Paul Vermelha, o momento em que tivemos dois guitar heros no palco, ele e Rick. Carlini citou na introdução Shake You Hips, dos Rolling Stones.

 
Luiz Carlini

O melhor disparado é Marcelo Nova (Não achei foto nem vídeo). Claro, ele incorporou o espírito do Raul. No making of ele diz que não perdia um show dos Panteras em Salvador e que a banda foi seu Beatles. Marcelo cantou duas parcerias dele com Raul Seixas, Rock'n 'Roll e Século XXI. Esta última tem um refrão que, não sei porque, me lembrou um certo país sul americano: "Se você correu, correu, correu tanto. E não chegou a lugar nenhum. Baby oh Baby bem vinda ao Século XXI."

A  plateia é um show a parte. Câmeras no publico e panorâmicas pegam reações muito legais da euforia do povo com  as canções. Como neste show não precisava gritar "Toca Raul", o grito de guerra mais constante foi "Rock'n'Roll!!!" E muita cantoria junto com quem estava no palco. 




Músicos de várias gerações marcaram presença. Digão, dos Raimundos, mandou o hino Aluga-se, de uma atualidade atroz, trazida para as novas gerações pelos Titãs, com direito ao solo de Rick, sempre um plus. Duas referências da Geração 80, Philippe Seabra (Plebe Rude) e Clemente (Inocentes e Plebe Rude) empolgaram com Abre-te Sésamo. Egar Scandurra e Nasi (IRA!) cantaram Pai Nosso da Terra, poema de Raul musicado por Edgar e Ricardo Gaspa (ex-IRA!), gravado pela banda em 1993. Tico Santa Cruz, que comandou uma homenagem ao Raul no Rock in Rio de 2013, comparece com Sapato 36, ao lado do guitarrista de sua banda, Detonautas, Renato Rocha. A única canção fora do repertório de Raul é Manguetown, com a Nação Zumbi e BNegão, nos Extras. No DVD a Nação completa toca Conserve Seu Medo. Outra atração que tocou completa foi a For Fun.

A captação de imagens é muito boa, nada de cortes muito rápidos, pode se acompanhar bem as performances, os músicos tem a presença registrada, não todos mas a grande maioria. Na mixagem, o som de bateria podia estar mais alto, como manda a cartilha do rock'n'roll. A mixagem em 5.1 é tradicional, os canais do surround ficam às moscas, como sempre, para a manifestação do público, mal captada. Com muitos músicos no palco, os canais de trás do espectador poderiam muito bem receber alguns instrumentos para enriquecer a audição, mas isso é feito raramente aqui. E lá fora também, os engenheiros se mantém firmes no modelo de que o espectador deve se sentir na plateia, com o som da banda nos três canais frontais e o publico atrás. Nos DVDs de áudio pode-se ouvir como seria enriquecedor usar uma mix mais criativa.

 
Só áudio



O DVD tem 18 canções na parte principal, mais seis nos extras e um making of padrão, com alguns participantes se derramando em elogios ao Raul Seixas. O CD tem 15 faixas. 

Ficha Técnica
Banda
Guitarras - Rick Ferreira e Luce
Baixo - Arnaldo Brandão
Teclados - Gê Fonseca e Pedro Araújo
Backing vocals - Micheline Cardoso, Nina Pancevskly, Valéria Mariano e Paula Tribuzi
Renato Rocha - Violão e guitarra em Sapato 36 e No Fundo do Quintal da Escola
Pedro Henrique Terra - Guitarra em Você Ainda Pode Sonhar, Sessão das 10 e Quando Acabar o Maluco Sou Eu.
Drake Nova - guitarra em  Século XXI e Rock'n'Roll.
Lúcio Maia - guitarra em Medo da Chuva e Metamorfose Ambulante

Direção Geral - Darcy Burgher
Direção Artística - Kika Seixas
Direção Musical - Arnaldo Brandão

Lançamento Som Livre
DVD - Preço sugerido: R$ 35

1. Você Ainda Pode Sonhar (Lucy In The Sky With Diamonds) – Os Panteras e Jerry Adriani
2. Sessão das 10 – Os Panteras e Edy Star
3. Rock das Aranha' – Luiz Carlini
4. Aluga-se – Digão
5. Abre-te Sesamo – Clemente e Philippe Seabra
6. Sapato 36 – Tico Santa Cruz
7. Cowboy Fora da Lei – Marcelo Jeneci e Laura Lavieri
8. Metrô Linha 743 – BNegão
9. Rock and Roll – Marcelo Nova
10. Pai Nosso da Terra – Nasi e Edgard Scandurra
11. Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás – Gabriel Moura
12. Aos Trancos e Barrancos – Zeca Baleiro
13. Se o Rádio Não Toca – Beto Bruno e Marcelo Gross (Cachorro Grande)
14. Quando Acabar o Maluco Sou Eu – Rick Ferreira e Claudio Roberto
15. Pot-pourri - Medo da Chuva – Metamorfose Ambulante – Ana Cañas com Lúcio Maia
16. Loteria da Babilônia – Baia
17. D.D.I. (Discagem Direta Interestelar) – Forfun
18. Conserve Seu Medo – Nação Zumbi

Extras:
– S.O.S. – Baia
– No Fundo Do Quintal Da Escola – Tico Santa Cruz
– Sociedade Alternativa – Forfun
– As Minas Do Rei Salomão – Nasi e Edgard Scandurra
– Século XXI – Marcelo Nova
- Manguetown – Nação Zumbi

Making of:
Trechos de:
– No Fundo Do Quintal Da Escola – Tico Santa Cruz
– Sessão Das 10 – Os Panteras e Edy Star
– Rock Das Aranha – Luiz Carlini
– Século XXI – Marcelo Nova
– Aluga-Se – Digão
– Quando Acabar O Maluco Sou Eu – Rick Ferreira e Claudio Roberto
– Abre-te Sesamo – Clemente e Philippe Seabra
– Sociedade Alternativa - Forfun

Formato De Tela: 16:9
Áudio: Dolby Digital Surround 5.1 e Dolby Digital estéreo 2.0. Não tem DTS.

CD
Baú do Raul
Preço sugerido: R$ 27

1. Rock das Aranha – Luiz Carlini
2. Aluga-se – Digão
3. Abre-te Sesamo – Philippe Seabra e Clemente
4. Sapato 36 – Tico Santa Cruz
5. Metrô Linha 743 – BNegão
6. Cowboy Fora da Lei – Marcelo Jeneci
7. Século XXI – Marcelo Nova
8. Aos Trancos e Barrancos – Zeca Baleiro
9. Se o Rádio Não Toca – Beto Bruno e Marcelo Gross
10. Pot-pourri- Medo da Chuva – Metamorfose Ambulante – Ana Cañas
11. Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás – Gabriel Moura
12. S.O.S. – Baia
13. Conserve Seu Medo – Nação Zumbi
14. Sessão das 10 – Os Panteras e Edy Star
15. Sociedade Alternativa – Forfun

Nenhum comentário:

Postar um comentário