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Pedro Secchin dirigiu a cobertura do Rock In Rio pelo Multishow |
Toda cobertura de festivais do Multishow é sempre acompanhada de críticas à mixagem do áudio e aconteceu no recente Rock In Rio. O diretor de transmissão do Multishow, Pedro Secchin, entrou em contato comigo no Facebook para saber o que tinha achado. Aí engatamos uma conversa que foi se transformando numa pauta. Falei das críticas recorrentes ao áudio e ele me explicou como tudo é feito e, apesar de muito técnico, achei legal ouvir o lado de lá. A assessoria de imprensa do Multishow me mandou os dados gerais de cobertura e resultou neste post (tá, nariz de cera, eu sei, mas aqui é tudo informal).
Pedro contou que o sinal de vídeo é mais tranquilo: "O corte final do vídeo sai da Unidade Móvel como um só sinal que não pode ser modificado. Não tem como mudar uma câmera, por exemplo. O que chega na casa do assinante, salvo alguma compressão para o tráfego do satélite, é igual ao que sai da mesa de corte. Se a imagem estiver com problemas, grandes são as chances de serem resolvidos com ajuste no aparelho de TV.”
Ele explicou que o áudio é bem mais complexo: “O áudio chega na unidade às vezes com mais de 90 canais. Depois de mixados, saem oito canais, os seis do 5.1 somados aos dois do stereo. Em seguida o áudio vai para a Unidade Móvel de vídeo, onde é agregado ao vídeo, seguem para o uplink, sobem para um satélite ou são enviados por fibra ótica para a emissora. De lá o sinal completo (áudio e vídeo) é produzido: recebe as artes, as vinhetas, os comerciais e é redirecionado para as operadoras.”
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Rider de palco do System of a Down |
Pedro conta que a equipe se orgulha da mixagem de áudio: “É feita por alguns dos melhores técnicos do Brasil. O show do Metallica, por exemplo, foi mixado com o engenheiro de gravação deles ao lado da mesa. É ‘apenas’ o cara que grava os discos da banda. E ele saiu de lá feliz da vida. O engenheiro de som da Rihanna, por exemplo, condicionou a entrega dos canais de áudio abertos à avaliação do que estava saindo da nossa unidade durante o ensaio pela manhã. Depois que ouviu, disse que a mix pra TV estava melhor que a do P.A., feita pela equipe dele."
Pedro alerta que, ainda que tudo dê certo durante a transmissão ao vivo e o sinal saia perfeito da Globosat, existem alguns "mas": “Quando chega na operadora, existe a questão do Dolby. Cada operadora processa o áudio de uma forma e disponibiliza opções para o assinante de maneiras diferentes. A Net, por exemplo, oferece ‘português’ e ‘inglês’, a Sky é ‘português DD’ (Dolby Digital) e ‘inglês’. Um destes ‘idiomas’ é a mixagem stereo, praticamente sem compressão e o outro é a mixagem 5.1., ambas feitas no evento.
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O switcher com as imagens das cameras |
Indaguei se não haveria risco de perdas sonoras na redução dos 90 canais para os oito, ele respondeu que não: “Os 90 canais são o ‘material bruto’ que, após a mixagem, geram estes oito, que são o 5.1 + LR (stereo, left e right), então, na prática, o sinal dos instrumentos está sendo direcionado, não suprimido. Quando algum instrumento eventualmente não aparece na mixagem, as causas mais comuns são cabos desplugados acidentalmente durante uma música, mudanças de última hora no input list sem que a equipe seja avisada ou simplesmente um microfone errado na mão do artista. Quando acontece leva uns 20 segundos pra resolver.”
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Setlist de Rihanna com as marcações técnicas feitas na passagem de som |
Indaguei se foi um problema de alimentação de algum gerador, mas, por se tratar de uma questão do show e não da transmissão, Pedro não soube informar. "Existem os equipamentos deles e os nossos. Temos acesso às informações a partir do ponto onde estes aparelhos se conectam. Se algo acontece antes, como foi o caso, tentamos descobrir até em respeito ao nosso assinante. Nem sempre é possível."
Resumo da cobertura do Rock in Rio pelo Multishow. Dados fornecidos pela assessoria de imprensa.
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Equipe de cobertura - Palco Mundo |
Apresentadores: 18
Câmeras no Palco Mundo: 17 - três gruas, três trilhos, três no palco, uma micro, duas no fosso, três na house, uma na torre de delay e uma no helicóptero.
Câmeras no Palco Sunset – 12 câmeras, incluindo duas gruas e um trilho.
E mais uma câmera robô em uma das torres de iluminação, que apresentou imagem panorâmica da Cidade do Rock.
Equipes técnicas – 4 – Show Mundo, Jornalismo Mundo, Show Sunset, Jornalismo Sunset.
Equipe jornalismo - Foram 14 pontos de reportagem em toda a Cidade do Rock, dois estúdios e um set de entrevistas nos camarins dos artistas, além de três unidades móveis de vídeo em HD. Os pontos de Jornalismo incluíram a área VIP, o Palco Street Dance, a Rock Street e a pista eletrônica, além dos Palcos Mundo e Sunset.
Jornalismo – No Palco Mundo Didi Wagner e Rodrigo Pinto entrevistaram, Jimmy London (vocal – Matanza) comentou shows de rock e heavy metal. Titi Müller, Dani Monteiro e Bruno De Luca mostraram o backstage do palco, no fosso com a galera e na área VIP. No House Mix, os detalhes dos shows ficaram a cargo de Dedé Teicher. No Palco Sunset, o estúdio ficou por conta de Luisa Micheletti e Guilherme Guedes, com Laura Vicente e Lucas Silveira a cargo das novidades do backstage e Beto Lee no comando do House Mix. Mari Cabral fez as atrações do Palco Street Dance.
Abaixo a input list dos Hollywood Vampires. Quebra a formatação do blog, mas decidi mostrar assim mesmo. Desculpem o desalinhamento.
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Equipe de cobertura - Palco Sunset |
Abaixo a input list dos Hollywood Vampires. Quebra a formatação do blog, mas decidi mostrar assim mesmo. Desculpem o desalinhamento.
Hollywood Vampires Input List v 1.4
Ch.
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Instrument
|
Transducer
|
Notes
|
1
|
Kick In
|
Shure SM91
|
|
2
|
Kick Out
|
Beyer M88
|
Very Short Boom Stand
|
3
|
Snare Top
|
Shure SM57
|
Short Boom Stand
|
4
|
Snare Bottom
|
Shure SM57
|
Short Boom Stand
|
5
|
Hat
|
Shure SM81
|
Short Boom Stand
|
6
|
Ride
|
Shure SM81
|
Short Boom Stand
|
7
|
Rack Tom
|
ATM AE3000
|
Shure A56 Mic Clamp
|
8
|
Floor Tom 1
|
ATM AE3000
|
Shure A56 Mic Clamp
|
9
|
Floor Tom 2
|
ATM AE3000
|
Shure A56 Mic Clamp
|
10
|
Cowbell
|
Shure SM57
|
Short Boom Stand
|
11
|
OH SR
|
AKG 414
|
Tall Boom Stand
|
12
|
OH SL
|
AKG 414
|
Tall Boom Stand
|
13
|
Bass Direct
|
Countryman DI
|
|
14
|
Bass Mic
|
Sennheiser 421
|
Short Boom Stand
|
15
|
Tommy GTR 1
|
Shure SM57
|
Short Boom Stand
|
16
|
Tommy GTR 2
|
Shure SM57
|
Short Boom Stand
|
17
|
Bruce Guitar
|
Shure SM57
|
Short Boom Stand
|
18
|
JD GTR 1
|
Shure SM57
|
Short Boom Stand
|
19
|
JD GTR 2
|
Shure SM57
|
Short Boom Stand
|
20
|
JP Guitar
|
Shure SM57
|
Short Boom Stand
|
21
|
JP Guitar
|
Shure SM57
|
Short Boom Stand
|
22
|
Keys L
|
Countryman DI
|
|
23
|
Keys R
|
Countryman DI
|
|
24
|
Alice Vocal 1
|
Shure Beta 58 (Wireless)
|
Tall Boom Stand
|
25
|
Tommy Vocal
|
Shure Beta 58
|
Tall Boom Stand
|
26
|
Duff Vocal
|
Shure Beta 58
|
Tall Boom Stand
|
27
|
Matt Vocal
|
Shure Beta56
|
Tall Boom Stand w/gooseneck
|
28
|
Bruce Vocal
|
Shure Beta 58
|
Tall Boom Stand
|
29
|
JD Vocal
|
Shure Beta 58
|
Tall Boom Stand
|
30
|
JP Vocal
|
Shure Beta 58
|
Tall Boom Stand
|
31
|
Spare W/Less
|
Shure SM58 capsule
|
|
32
|
Alice Spare Vocal
|
Shure SM58
|
1
Muito legal este post! Não sou músico e sempre tive curiosidade em saber como se monta a aparelhagem, o porquê esse aparelho estar aqui, aquela caixa ali... Você poderia algum dia postar algo explicando como se monta um palco para um show de rock?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLegal ver o resultado do nosso trabalho saindo redondinho... sou o cenógrafo que criou e produziu todos os cenários das transmissões ao vivo do Multishow no Rock in Rio. Artes gráficas, cenográficas e musicais a serviço do maior evento musical do mundo!!
ResponderExcluirLegal ver o resultado do nosso trabalho saindo redondinho... sou o cenógrafo que criou e produziu todos os cenários das transmissões ao vivo do Multishow no Rock in Rio. Artes gráficas, cenográficas e musicais a serviço do maior evento musical do mundo!!
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