![]() |
Dado Villa-Lobos - Fotos de Cleber Junior |
Estive na noite de sexta passada no ensaio geral da Legião Urbana para a turnê de 30 anos do primeiro disco deles, lançado em 1985. A primeira parada será dia 23, nesta sexta, no Mendes Convention Center, em Santos. O show é dividido em duas partes. Na inicial tocam o primeiro disco inteiro na ordem original. Na segunda fazem um apanhado da carreira.
![]() |
Marcelo Bonfá |
André Frateschi, o vocalista escolhido para a turnê, dá conta do recado, é do ramo. É ator também, mas não é como um ator anterior que não segurou a onda. Canta com convicção e faz justiça às letras do gênio que as criou. Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, The Originals, cantam algumas e fazem vocais em interpretações corretas.
![]() |
André Frateschi |
Pra mim que vi muitos shows com o Renato é difícil aceitar outros intérpretes, dá uma travada nos ouvidos, várias vezes lembrei dele, aquela figuraça com um timbre potente, a dança maluca, aqueles discursos doidos, os papos nos camarins e no Baixo Leblon. Enfim, vida que segue.
O que trava o show é que Dado Villa-Lobos convocou, como convidados, três jovens, um cara e duas meninas, para cantar na segunda parte, os três claudicantes (nem vou dizer os nomes) e aí vira um karaokê de luxo.
Uma das meninas maltratou um dos grandes hinos da banda, Monte Castelo, tive vontade de sair porta a fora. A segunda acabou com Meninos e Meninas e Dezesseis. O garoto cantou Fábrica e 1965 (Duas Tribos) e imitou a dança maluca do Renato, mas não convenceu. Paulo Miklos, dos Titãs, é o único convidado que salva, mas ele estava rendido, não tinha ensaiado, me disse no camarim que mudaram as músicas dele e agora tem uma semana para decorar e ensaiar. Quando André voltou ao palco, o povo aplaudiu, sinal de que o karaokê não agradou.
O show, aliás ensaio geral, começou morno, na hora pensei que era o normal em começo de turnê, ainda mais de uma banda com novos integrantes, mas lá pela quarta música, Ainda é cedo, começou a melhorar e foi num crescendo até Teorema. A última do disco, a suave Por Enquanto, começou soft com a tecladaria, vocal de André sem Dado no palco, baixo e batera entraram, Dado voltou e comandou um final pesado, diferente do disco. A primeira parte durou 41 minutos, o disco tem 37 minutos. Poucos improvisos.
A segunda parte começa com uma fala do Renato sobre a banda ser de Brasília e pouco aparecer lá, acho. Fui pego de surpresa, liguei o gravador pra pegar, mas é novo, não acostumei, me enrolei. A segunda parte mistura sucessos com lados B tudo no maior pique até a brochada depois de Há Tempos com o karaokê de Luxo, que que toma muito tempo, no meio Bonfá canta Pais e Filhos junto com o público e André volta aplaudido para o fim do ensaio/show com Perfeição, em que divide o vocal com Dado (mas devia ser só André, a música pede porrada).
O bis teve quatro canções. André mandou muito bem Faroeste Caboclo, Bonfá canta Teatro dos Vampiros, Dado Índios e todos Que País É Esse, com a devida resposta da plateia “é a porra do Brasil.” Este é o show que vai correr o Brasil. Se tivesse como convidado apenas Paulo Miklos iria num crescendo até a explosão final, mas trava no meio com os “convidados”. A segunda parte teve 91 minutos.
No camarim muitos contemporâneos da Legião. Além do citado Miklos, Paula Toller, que comentou comigo sobre a passagem rápida destes 30 anos, acho incrível também como passa e a gente nem sente. Engatei um papo sobre mixagem 5.1 com o grande produtor Liminha, que me deu ótimas dicas sobre o assunto. Dei parabéns ao André Frateschi e ele me deu seu disco solo, falei rápido com Dado e Bonfá, muito solicitados, Fausto Fawcett passou sem me dar papo e falei com a musa da geração, Fernanda Abreu, que me disse estar nos finalmente de seu primeiro disco de inéditas desde 2004 e puxou o barco antes que lembrasse de perguntar o nome do álbum. Roubei o setlist da parede, tomei dois copos do precioso líquido bem gelado e me mandei.
Parte um – Primeiro disco na íntegra
Será – Vocal – André e Dado
A Dança – André canta Dado faz vocal
Ainda é Cedo – Bonfá canta, André e Dado vocal
Perdidos no Espaço – Bonfá voz
Geração Coca Cola – André canta, Dado e Bonfá vocais
O Reggae – André canta
Baader Meinhoff Blues – André canta com Dado e Bonfá
Soldados – André voz, versão pesada, Bonfá arrasa na bateria.
Teorema – André canta, banda já no maior pique.
Por Enquanto – André canta
Fim do primeiro disco, intervalo curto
Parte 2
Tempo Perdido – Dado e Bonfá voz
Daniel Na Cova Dos Leões – André canta
Quase Sem Querer – André canta, Dado faz solo arrasador
Há Tempos – André canta
Fábrica – Convidado um voz
1965 – Idem Dado e Bonfá vocais
Eu Sei – Convidada um voz, Dado voz no final
Monte Castelo – Convidada um voz
Mais Do mesmo – Paulo Miklos voz
Conexão Amazônica – Idem
Pais e Filhos – Bonfá canta
Meninos e Meninas - Convidada dois canta
Dezesseis – Convidada dois mais Convidado um cantam
Perfeição – Dado e André cantam
FIM
Bis
Faroeste Caboclo – André arrasa na voz
Teatro dos Vampiros – Bonfá canta
Índios – Dado canta
Que País É Esse – André e todos no vocal.
Banda:
Dado Villa-Lobos - guitarra, voz e vocal
Marcelo Bonfá - bateria, voz e vocal
André Frateschi - voz, vocal e bateria em Pais e Filhos.
Lucas Vasconcellos - guitarra
Mauro Berman - baixo
Roberto Pollo - teclados
Banda:
Dado Villa-Lobos - guitarra, voz e vocal
Marcelo Bonfá - bateria, voz e vocal
André Frateschi - voz, vocal e bateria em Pais e Filhos.
Lucas Vasconcellos - guitarra
Mauro Berman - baixo
Roberto Pollo - teclados
Jamari, parabéns pelo teu blog!! Sempre que quero ficar atualizado, visito... kkk. Muito obrigado!! Também tenho um blog sobre música: http://umaartedasmusas.blogspot.com.br/. É meu convidado para visitar... Abraço!!
ResponderExcluirEssa dos convidados parece ser uma ideia que vai cair no decorrer da turnê...
ResponderExcluirEsperando ansiosamente pelo show em SP! Muito bom o blog :)
ResponderExcluirEsperando ansiosamente pelo show em SP! Muito bom o blog :)
ResponderExcluirSignificado de Ensaio
ResponderExcluirs.m. Experimentação prévia destinada a verificar se algo serve ou não para determinado fim.
Exame, prova, análise, experiência, verificação.
Tentativa: um ensaio de reação.
Trabalho preliminar por que passa a montagem de um espetáculo teatral, musical etc., bem como o treinamento dos intérpretes, em sucessivas representações experimentais, antes da estréia.
Química Análise de um produto químico.
Sinônimos de Ensaio
Ensaio é sinônimo de: experiência, experimento e tentativa
Definição de Ensaio
Classe gramatical: substantivo masculino
Flexão do verbo ensaiar na: 1ª pessoa do singular do Presente do Indicativo.
Separação das sílabas: en-sai-o
Plural: ensaios
Ensaio geral significa o espetáculo pronto, o que vai estrear, ainda que seja possível fazer ajustes, mas é mais do que ensaio.
ExcluirSou meio pé atrás com este tipo revival. Tem que se ter o cuidado na escolha do material apresentado, e principalmente no que irá ao palco dar a cara a tudo isso. Não posso falar do que não vi, mas o que foi ricamente descrito pelo amigo. Tive oportunidade de ver a Legião em seu primeiro show no Rio, abençoada pela Lona do Circo Voador, no Festival Rock Made in Brazil. De lá até o Show do Metropolitan, na última turnê, dá pra ver a evolução da banda e o refinamento que passou quase por inteiro pela cabeça do Renato. Infelizmente o que você descreveu na organização e condução do set list da pra ver o porque que o Dado e o Bonfá tinham uma ingerência limitada na montagem dos shows da banda. Eles tem todo o direito de tocar o material da banda, mas há de se ter cuidado em como isso virá em cima do palco. Com o risco de se transformar em um grande karaokê de churrasco de amigos no final de semana, com o detalhe de todos estarem sóbrios. Apenas acho que eles demoraram muito a cair de novo na estrada, mas eles tem o direito de faze-lo, apenas acho que faltou aquele amigo chato que não fica dando tapinha nas costas dizendo que está tudo bem. Boa sorte, senhores!!
ResponderExcluirVi um artigo do Arthur Dapieve hoje (23/10) em que ele também comenta o incômodo que sentiu nos vocais dos 3 jovens convidados. Uma pena que Dado e Bonfá tenham optado por eles. Tanta gente que poderia segurar a onda e que são da mesma geração como Herbert, Frejat, Tony Platão, Paula Toller e até mesmo a Fernanda Abreu. Mas enfim, não vi uma data para o Rio, espero que eles tenham planejado alguma coisa.
ResponderExcluirMe arrependo até hoje de não ter ido ao último show deles no Rio, no Metropolitan em 94. De toda forma, ainda que a ausência do Renato seja muito sentida, é sempre bom ouvir suas músicas, especialmente se são tocadas por seus companheiros de banda.
Até que aparece uns entusiastas que acabam com os vocais... rsrs