segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Beatles em streaming com 50 milhões de execuções em 48 horas



As canções dos Beatles foram ouvidas 50 milhões de vezes nas primeiras 48 horas de streaming no Spotify. A música mais ouvida – 1,8 milhão de vezes - foi Come Together, de John Lennon, do álbum Abbey Road (1969), uma canção que nasceu como lema da campanha alternativa do papa do LSD Timothy Leary ao governo da Califórnia. 

Na lista de execução global do Spotify, o segundo lugar é Let It Be (Paul McCartney), seguido de Hey Jude (Paul), Love Me Do (o primeiro single da banda), Yesterday (Paul), Here Comes The Sun (George Harrison), Help (John), All You Need Is Love, I Want To Hold Your Hand e Twist And Shout, a única que não é de autoria de um Beatle. 





A lista demonstra uma preferência pelos singles dos Beatles. O Spotify informou que  65% de seus usuários ouviram Beatles, com idades de até 34 anos, ou seja, todos nasceram depois do fim dos Beatles em abril de 1970. O Spotify informou ainda que as músicas dos Beatles foram adicionadas a 673 mil playlists de seus usuários. 

Ouvintes dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha coincidiram na preferência dos três primeiros lugares: Come Together, Hey Jude e Here Comes The Sun,  isto é, John, Paul e George, por coincidência a ordem de entrada de cada um na banda. John fundou os Quarrymen em 1956, Paul entrou em 1957 e este trouxe George em 1958. Hey Jude foi composta por Paul para Julian Lennon, primeiro filho de John, que não teve a presença do pai devido aos compromissos da banda. Isto no momento em que John estava deixando Julian e sua mãe, Chyntia, por Yoko Ono. George compôs Here Comes The Sun no jardim de Eric Clapton para saudar um dia de sol, presença rara na Inglaterra.





Os Beatles chegam ao streaming no momento em que há controvérsias sobre estes serviços por pagarem pouco pelas execuções. A cantora country americana Taylor Swift brigou com a Apple Music e a inglesa Adele não liberou streaming de seu último album, 25. Os artistas em geral se queixam da remuneração, que consideram desproporcional. O Spotify, por exemplo, paga US$0.0011 por execução. Os termos do contrato dos Beatles não foram relevados, mas a banda não costuma dar mole para ninguém. Abaixo as listas da América, da Grã-Bretanha e a global. 
Informações dos jornais ingleses Daily On Mail e The Independent.

Global 
1. Come Together 
2. Let It Be 
3. Hey Jude 
4. Love Me Do 
5. Yesterday 
6. Here Comes The Sun 
7. Help! 
8. All You Need Is Love 
9. I Want To Hold Your Hand 
10. Twist And Shout

Estados Unidos
1. Come Together
2. Hey Jude 
3. Here Comes The Sun 
4. Let It Be 
5. Twist And Shout 
6. Blackbird 
7. I Want To Hold Your Hand 
8. In My Life 
9. She Loves You 
10. Help!

Grã Bretanha 
1. Come Together 
2. Hey Jude 
3. Here Comes the Sun 
4. Twist and Shout 
5. Let It Be 
6. I Want To Hold Your Hand 
7. Help! 
8. Love Me Do 
9. I Feel Fine 
10. She Loves You

Nenhum comentário:

Postar um comentário