sábado, 13 de fevereiro de 2016

Aos 72 anos, Mick Jagger se exercita como um atleta de alto desempenho para cantar e dançar por duas horas no palco



Mick Jagger corre o equivalente a oito quilômetros em duas horas de show e canta sem perder o fôlego. Ele só sai do palco por 15 a 20 minutos para que Keith Richards cante duas músicas. Neste intervalo cheira oxigênio e toma isotônicos. 

Manter esta forma aos 72 anos exige uma disciplina rígida de alimentação e exercícios físicos, que conto aqui a partir de uma pesquisa na internet e, especialmente, em cima de um artigo escrito pelo médico Joseph Jacko no site Live Long Stay Young por ocasião da Zip Code Tour americana no segundo semestre de 2015.



Mick não usa drogas há 15 anos e bebe moderadamente. Mede 1 metro e 75 centímetros, tem 70 centímetros de cintura e mantém um peso de 70 a 75 quilos (na Zip Code Tour estava com 73 quilos). O personal trainer dele é o norueguês Torje Eike, em turnê ele viaja também com massagista e fisioterapeuta. Faz exercícios cinco a seis dias por semana numa rotina semelhante a de um atleta de alto desempenho.

No preparo para uma turnê a rotina se intensifica. Corre 12 quilômetros, pratica sprints (correr pequenos trechos em velocidade alta) natação, kickbox e ciclismo. Sua flexibilidade e movimentos no palco são preparados com a prática de balé, yoga e pilates. Sua alimentação consiste de pães integrais, arroz, feijão, frango e peixe, frutas, legumes e verduras. Com suplementos alimentares das vitaminas A, C, D e E, além do Complexo B. E mais óleo de fígado de bacalhau, ginseng e ginkgo biloba para ajudar a resistência e as funções cerebrais.




Nos locais onde a banda se apresenta há sempre um local reservado para ele fazer seu preparo físico, além da preparação vocal feita no camarim que, segundo Keith Richards, demora uma hora. Em sua autobiografia, Life, Richards diz que o camarim dele fica bem longe do de Jagger porque não aguenta ficar ouvindo a preparação vocal dele e nem Mick suporta ouvi-lo se preparando na guitarra.

Quatro horas antes de subir ao palco Sir Jagger come um baita prato de massas para que seus músculos estejam devidamente abastecidos de energia para o concerto.

Obs. Por incrível que pareça não há fotos de Torje Eike na web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário